"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor assim não morre jamais..."

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Exercícios de raciocínio lógico



01. (ICMS-SP/2006/FCC) Das cinco frases abaixo, quatro delas têm uma mesma característica lógica em comum, enquanto uma delas não tem essa característica.
I. Que belo dia!
II. Um excelente livro de raciocínio lógico.
III. O jogo terminou empatado?
IV. Existe vida em outros planetas do universo.
V. Escreva uma poesia.
A frase que não possui essa característica comum é a
a) I.                 b) II.                c) III.               d) IV.               e) V.


02. Considere a seguinte sentença aberta: “x é um número real e x2 > 5”. Nesse caso, se x = 2, então a proposição será F, mas, se x = –3, então a proposição será V.

03. (ICMS-SP/2006/FCC) Considere as seguintes frases:
I. Ele foi o melhor jogador do mundo em 2005.
II. (x+ y)/5 é um número inteiro.
III. João da Silva foi o secretário da Fazenda do Estado de São Paulo em 2000.

É verdade que APENAS:
a) I e II são sentenças abertas.              
b) I e III são sentenças abertas.
c) II e III são sentenças abertas.                       
d) I é uma sentença aberta.
e) II é uma sentença aberta.


04. (TCE-PB/2006/FCC) Sabe-se que sentenças são orações com sujeito (o termo a respeito do qual se declara algo) e predicado (o que se declara sobre o sujeito). Na relação seguinte há expressões e sentenças:
1. Três mais nove é igual a doze.
2. Pelé é brasileiro.
3. O jogador de futebol.
4. A idade de Maria.
5. A metade de um número.
6. O triplo de 15 é maior do que 10.

É correto afirmar que, na relação dada, são sentenças apenas os itens de números
a) 1,2 e 6.         b) 2,3 e 4.         c) 3,4 e 5.         d) 1,2,5 e 6.      e) 2,3,4 e 5.


05. (PM-BA 2009/FCC) Define-se sentença como qualquer oração que tem sujeito (o termo a respeito do qual se declara alguma coisa) e predicado (o que se declara sobre o sujeito). Na relação que segue há expressões e sentenças:
1. Tomara que chova!
2. Que horas são?
3. Três vezes dois são cinco.
4. Quarenta e dois detentos.
5. Policiais são confiáveis.
6. Exercícios físicos são saudáveis.
De acordo com a definição dada, é correto afirmar que, dos itens da relação acima, são sentenças APENAS os de números
(A) 1, 3 e 5.      (B) 2, 3 e 5.      (C) 3, 5 e 6.      (D) 4 e 6.         (E) 5 e 6.



Gabarito
1.D  2.C  3.A  4.A  5.C 

3 comentários:

  1. PORQUE AS AFIRMATIVAS I E II SÃO AS ÚNICAS QUE POSSUEM VARIÁVEIS: I (ELE) II (X+Y)/5 ENQUANTO A AFIRMATIVA III NÃO TRATA-SE DE SENTENÇA ABERTA.

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  2. PORQUE AS AFIRMATIVAS I E II SÃO AS ÚNICAS QUE POSSUEM VARIÁVEIS: I (ELE) II (X+Y)/5 ENQUANTO A AFIRMATIVA III NÃO TRATA-SE DE SENTENÇA ABERTA.

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